Torneira
Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento 

Conheça o astro que participará da #TOGETHERLIVE

Fatos que você precisa saber sobre Seu Jorge

POR hannah rochell
TRADUÇÃO: DANIEL AVELAR
15 DE DEZEMBRO DE 2020

Tudo que você precisa saber sobre o astro brasileiro, participante da #TOGETHERLIVE e apoiador do Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento.

Os primeiros anos da vida de Seu Jorge

Seu Jorge nasceu em 1970 e cresceu em uma favela em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro. Ele saiu de casa aos 19 anos e morou nas ruas por um tempo, antes de seu talento musical ser descoberto pelo clarinetista Paulo Moura. Mais tarde, ele fez testes para atuar em um musical e sua vida mudou para sempre.

O nome verdadeiro de Seu Jorge

Jorge Mário da Silva é o nome verdadeiro do músico e ator. O apelido Seu Jorge foi cunhado por um amigo, o baterista Marcelo Yuka, e desde então passou a ser seu nome artístico.


A música de Seu Jorge

Amplamente visto como o responsável pela popularização do samba-pop, e tendo lançado álbuns aclamados pela crítica tanto com a banda Farofa Carioca quanto em sua carreira solo, Seu Jorge lista entre suas influências musicais desde escolas de samba até Stevie Wonder. Ele também já fez colaborações com outros artistas famosos, incluindo a cantora brasileira Ana Carolina e o artista americano Beck.

Fotografia: Leo Lima

Cidade de Deus e a carreira como ator

Em 2002, Seu Jorge interpretou o personagem Mané Galinha no filme Cidade de Deus, sucesso de crítica que lançou sua carreira como ator. Depois, ele fez o papel de Pelé dos Santos em A Vida Marinha Com Steve Zissou, filme dirigido por Wes Anderson para o qual ele também fez grande parte da trilha sonora.

Seu Jorge e David Bowie

Para a trilha sonora de A Vida Marinha Com Steve Zissou, Seu Jorge gravou clássicos de David Bowie em Português, incluindo Starman, Rebel Rebel e Life on Mars, o que o levou a receber elogios do próprio Duque Magro e Branco: “Se Seu Jorge não tivesse gravado minhas músicas em Português, eu jamais teria ouvido este novo nível de beleza que ele imbuiu nelas”, disse Bowie.

Seu Jorge e a moda

  • Em 2012, Seu Jorge colaborou com a estilista Rachel Roy. Juntos, eles produziram uma coleção de roupas esportivas, calçados, joias e bolsas femininas, criados com o intuito de celebrar a cultura brasileira.

Seu Jorge e a #TOGETHERLIVE

Nosso primeiro show #TOGETHERLIVE, organizado pela #TOGETHERBAND e pela Harpic, aconteceu no Brasil em 12 de dezembro e contou com uma audiência incrível de 190 mil pessoas assistindo no YouTube à performance incrível de Seu Jorge. Nós organizamos o show a fim de oferecer apoio e arrecadar fundos para as pessoas que vivem sem acesso à higiene básica no Brasil. Assista o documentário abaixo sobre como nossas estações de água estão ajudando a mudar vidas no Brasil. Por favor, doe agora para fornecer água limpa a milhares de pessoas e ajudar a salvar vidas.

CONHEÇA O ARTISTA DA RUA BRASILEIRA, SPETO

Antes de nossa mais nova colaboração, encontramos esse pioneiro para falar sobre sua arte, inspirações e esperanças para o futuro